Excesso de exercício físico, recuperação orgânica e frequência

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
Saiba mais sobre o excesso de exercício físico e recuperação

Normalmente as pessoas são estimuladas à prática de exercícios físicos, com o objetivo de obter benefícios relacionados à saúde, estética,bem estar, etc. É sempre recomendável a orientação de um profissional de Educação Física, que detém o conhecimento técnico e científico em relação ao volume, intensidade, frequência e principalmente períodos de recuperação orgânica.

O exercício se baseia em alguns princípios. O primeiro é a estimulação. Trata-se da ação propriamente dita, fase em que o organismo deixa o estado de repouso e altera diversas funções orgânicas para a manutenção da atividade, que por consequência causa fadiga.

A segunda etapa é a recuperação orgânica, período em que o organismo recupera-se do desgaste da atividade.

A terceira etapa trata-se da supercompensação, momento em que as condições do organismo estão melhores do que antes da atividade. É o período em que se observa uma condição física superior em relação ao estado anterior.

A quarta etapa é o momento de realizar novamente os exercícios. Caso não ocorra nova estimulação, ocorre um processo de involução. Desta forma os ganhos na supercompensação passam a se perder.

O primeiro ponto de atenção é a recuperação. É comum observar praticantes de exercícios não respeitarem essa fase, orientados erroneamente que ‘quanto mais treinar melhor‘. Essa atitude pode causar a síndrome do supertreinamento (overtraining). Os principais sintomas são: lesões musculares, perda de apetite, irritabilidade, queda de rendimento, insônia, agressividade e queda do sistema imunológico, que vem acompanhando de doenças oportunistas como resfriados.

O segundo ponto é a freqüência. O exercício não é eficiente caso seja praticado entre períodos longos. É necessário estabelecer uma rotina semanal que respeite o estímulo, recuperação e novo estímulo. A literatura recomenda que os exercícios sejam realizados pelo menos 3 vezes por semana. Nesse caso lembre-se de verificar se a escola de seu filho proporciona pelo menos o mínimo recomendado de aulas de Educação Física.

Posso me exercitar todos os dias? Claro, contanto que a carga de treinamento não seja tão alta que o organismo não possa se recuperar de um dia pro outro.
Com a prática de exercícios físicos, sua condição física vai melhorando, assim como sua saúde e bem estar, e os períodos de recuperação são mais curtos.

Tenho um amigo que é atleta de alto rendimento, treina muito todos os dias, isso é correto?Quanto se trata de atletas de alto rendimento, a ciência do treinamento desportivo estabelece outras estratégias baseadas na periodização, o que não se aplica para praticantes de exercício que buscam a saúde. É muito importante entender bem esse conceito antes de fazer comparações.

Fonte: Paraná Online

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>