Saiba como funcionam as contrações dos músculos durante os exercícios

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
contração-muscular

A tendinopatia de Aquiles é uma patologia que gera dor na região posterior do calcanhar e atinge grande parte dos corredores e praticantes de outros esportes que também envolvam corrida e saltos. O tratamento dessa tendinopatia se dá principalmente através de exercícios. Um tipo deles, chamado excêntrico, muitas vezes é negligenciado no processo de reabilitação, mas tem um papel importante para a recuperação da lesão. Para entender como é um exercício excêntrico é preciso antes saber como funcionam os músculos.

Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps). Na subida a ação muscular do bíceps é concêntrica e na descida, para que ela aconteça de forma lenta e controlada, o bíceps se contrai de maneira excêntrica. Sem a ação excêntrica o braço “cairia” sem nenhum controle, e por isso esse tipo de contração é importante, pois ela dá o ajuste aos movimentos do corpo.

Na corrida, o tríceps da perna, músculo do tendão de Aquiles, age de forma excêntrica na fase de absorção de impacto, um dos momentos da fase da passada que mais demanda controle do corpo. Para treinar a ação excêntrica desse músculo e dessa forma beneficiar a recuperação da tendinopatia pode-se fazer os seguintes exercícios:

Degrau: Se subirmos e descermos da ponta do pé na borda de um degrau, o tríceps da perna contrai-se de forma concêntrica na subida e excêntrica na descida. Então a ideia é priorizar o movimento de descida. Suba na ponta do pé usando as duas pernas e faça o movimento de descida apenas com uma, deixando o outro pé no ar.

Leg press: a mesma coisa acontece no leg press de panturrilha. Priorize a volta do movimento, no momento em que a panturrilha tem que freiar o equipamento. Faça esse exercícios com o joelho dobrado e com o joelho esticado, trabalhando assim os diferentes grupos musculares da panturrilha.

Autor: por Raquel Castanharo

Fonte: Globo Esporte – Globo

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>