Contagem regressiva para o fim do ano exige planejamento

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
eae96b_3cd5c0dcdfecdbc7732fa76551ae2add

Engordar durante o inverno é bastante comum, até mesmo para quem pratica exercícios regularmente.

E é justamente nesta época que as pessoas começam a se preparar para as festas de fim de ano e as férias de verão. Gordura localizada, rugas, celulite e flacidez são as principais queixas nas clínicas de estética e cirurgia plástica. Mas é preciso ficar atenta e se planejar desde já, porque alguns procedimentos têm um tempo certo para surtir efeito enquanto outros exigem repouso e um prazo de recuperação.

De acordo com o cirurgião plástico Alieksiéi Carrijo, diretor da clínica Plástica BR, em São Paulo, o “efeito primavera” costuma renovar os ânimos das pessoas. “Quem não estava muito atento aos cuidados com a pele e o corpo, agora lança um olhar crítico e se enche de ânimo para correr atrás do prejuízo. O gosto do brasileiro por se bronzear e frequentar praias e piscinas faz com que a frequência aos serviços de beleza aumente em 30% nos últimos três meses do ano. Por isso, o primeiro conselho é: ‘Cuide bem da pele’. Isso implica em lavar, tonificar, hidratar e proteger dos raios UVA e UVB”.

Carrijo diz que, para curtir as festas de Natal e Réveillon com a melhor imagem possível, é preciso estabelecer desde já o que precisa ser feito e levar em consideração os detalhes de cada procedimento. “Por exemplo, como os preenchimentos com ácido hialurônico têm efeito imediato, eles podem ser realizados mais próximos das festividades. Já a aplicação de toxina botulínica, empregada para atenuar rugas e pés-de-galinha, atinge o pico de resultado entre 20 e 30 dias. Ou seja, não adianta esperar por milagres às vésperas do evento. Alguns tipos de peeling facial também demandam um prazo de renovação celular, em que a vermelhidão dará lugar a uma pele fresca e jovem entre 15 e 30 dias. Por isso, é muito importante que um profissional experiente defina, em conjunto com o paciente, o que é necessário ser feito e com qual prioridade”.

Para quem tem indicação de cirurgia plástica, o especialista alerta que todo procedimento cirúrgico requer cuidados antes, durante e depois. Por isso, quem imagina que vai procurar um cirurgião plástico hoje e agendar a cirurgia para amanhã está bastante equivocado. “Além dos exames pré-operatórios necessários para aumentar a segurança do paciente, determinados procedimentos exigem perda de peso antecipada, suspensão de determinados medicamentos e até mesmo a interrupção do uso de cigarro e bebidas alcoolicas. É o caso da lipoescultura, lipoaspiração, aumento ou redução das mamas, por exemplo. Essas cirurgias, em geral, requerem cuidados durante uns três meses, sendo que por pelo menos um mês depois do procedimento será necessário se submeter a sessões regulares de drenagem linfática”.

Fonte: Dr. Alieksiéi Carrijo, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), diretor da clínica Plástica BR, em São Paulo.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>