Voce sente dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade, flutuação emocional, inquietação, intolerância a contrariedades, déficit de concentração, esquecimento, fadiga excessiva e cansaço ao despertar?

outubro 22, 2018
Cassio Wasser
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page

Síndrome do Pensamento Acelerado foco em vida saudavel 4

Se respondeu “sim”, é provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado, uma alteração, identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Assim, o problema desta síndrome não está relacionado com o conteúdo dos pensamentos, que geralmente são interessantes, cultos e positivos, mas sim com a sua quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro.

Normalmente, esta síndrome surge em pessoas que precisam se manter constantemente atentas, produtivas e sob pressão e, por isso, é comum em executivos, profissionais de saúde, escritores, professores e jornalistas. No entanto, tem se observado que até mesmo as crianças tem demonstrado essa síndrome.

COMO FAZER O DIAGNOSTICO

O diagnóstico é feito por um psicólogo ou psicanalista com base nos sintomas e relatos da história que a pessoa apresenta, mas voce também pode responder a um questionário para ajudar a identificar essa síndrome mais rápido. Alguns fatos podem sinalizar que você tem Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) ou que sofre de alguns sintomas ligados a ela.

FAÇA O TESTE

01) Você se sente cansado com frequência?

02) É comum se sentir esmagado pela rotina?

03) Costuma se cobrar excessivamente?

04) Costuma ter pouca paciência, tem pressa de fazer as coisas?

05) Faz muitas coisas ao mesmo tempo?

06) Pensa muitas coisas ao mesmo tempo? (seus pensamentos não te dão trégua)

07) Sente-se insatisfeito com frequência?

08) Tem pouca paciência com pessoas mais lentas que você?

09) Tem sentido dificuldades para se concentrar?

10) Costuma sentir dores de cabeça frequentes?

11) Você costuma sofrer por antecipação, remoendo situações que ainda não aconteceram?

12) Você costuma sentir tensão e nervosismo quando contrariado(a)?

13) Sente irritação com frequência?

14) Cobra os outros excessivamente?

15) É hipersensível? (quando alguém lhe ofende magoa-se facilmente)

16) Sente algum tipo de medo ou ansiedade que impede ou prejudica o desenvolvimento de alguma atividade?

17) Possui algum tipo de dificuldade para dormir ou manter o sono?

18) Costuma sentir dores no corpo frequentes?

19) Para você, pequenos problemas costumam causar grandes impactos?

20) Tem dificuldades para lembrar das coisas?

21) Acorda cansado, mesmo depois de uma noite de sono?

22) Tem dificuldade para desfrutar a rotina, entediando-se com facilidade?

23) Sofre variações de humor com frequência?

RESULTADO

Se voce respondeu “SIM” para mais de 5 respostas: você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). SPA é a construção de pensamentos em uma velocidade superior ao ideal. A principal causa é a pressa decorrente do excesso de estímulos, de demandas, de atividades e de informação.

Como essa Síndrome afeta a saúde

A síndrome do pensamento acelerado é muito prejudicial para a mente, pois dificulta o desenvolvimento de capacidades essenciais como a criatividade, a inovação, a reflexão e até a vontade de continuar tentando, sem desistir, gerando uma ansiedade crônica e insatisfação prolongada.

Além disso, nesta síndrome o cérebro bloqueia a memória de forma frequente para poder pensar menos e poupar mais energia, e por isso surgem lapsos de memória frequentes que também se devem ao fato do cérebro gastar as energias reservadas para os músculos, provocando um sensação excessiva de cansaço físico e emocional.

A pessoa com a síndrome do pensamento acelerado tem dificuldade em se colocar no lugar do outro e não aceitam sugestões, impondo suas ideias de forma constante, além de ter dificuldade de refletir antes de agir. Ela também apresenta mais dificuldade para lidar com as perdas e reconhecer seus erros, refletindo sobre eles.

DICAS PARA MINIMIZAR O PROBLEMA

Para minimizar o problema e ter mais qualidade de vida saudável…

1) Evite o excesso de informações

No passado o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente, o Registro Automático da Memória (RAM), transformando nossa mente num depósito de informação, o que nos torna hiperativos.

2) Critique os estímulos visuais e sonoros

A mídia reforça a propaganda sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos. Temos ansiedade ao consumir. Você já percebeu o quanto nosso consumo está baseado na emoção, e não na lógica? Caímos nas armadilhas dos apelos visuais e sonoros da indústria cultural, vivemos mais na aparência que na essência.

3) Não se torne escravo da tecnologia

A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes. Pais e filhos não cruzam suas histórias, raramente trocam experiências de vida. É preciso uma desintoxicação digital.

4) Diminua o ritmo

É impossível deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos. Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada. E pior, torna-se uma pessoa insatisfeita, agitada. Estamos vivendo sob a lógica do fast-food emocional, não é a qualidade do que consumimos que produz o prazer, mas a quantidade. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio e descoberta.

5) Cuidado com a competição predatória

A paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso. Uma pessoa com a Síndrome do Pensamento Acelerado tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções, refletir sobre suas falhas. É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.

fonte: Escola da Inteligencia