Esqualeno: Benefícios para saude e para a estetica

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
azeite-de-oliva-frasco1

Em pesquisas realizadas com tubarões do pacífico sul, os cientistas verificaram que estes animais não desenvolviam tumores malignos, o interesse por essa peculiaridade fez com que o esqualeno fosse descrito pela primeira vez como um componente importante encontrado no óleo de fígado de tubarão. Mais tarde, verificou-se a presença de esqualeno nas secreções das glândulas sebáceas humanas e como percursor de hormônios e colesterol.

BENEFÍCIOS DO ESQUALENO

O grande interesse terapêutico pelo esqualeno ou squalene deu-se principalmente por ser um componente produzido pelo corpo, dessa forma, levantou-se a hipótese que a suplementação ou o uso tópico poderia ser melhor absorvido e aproveitado pelo corpo. Sendo assim, estudos com suplementação de esqualeno em cápsula demonstraram alguns benefícios do uso regular:

  • Diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom);
  • Aumento da oxigenação celular, prevenindo morte ou envelhecimento celular precoce;
  • Prevenção de oxidação das células formadoras das placas de ateroma, diminuindo e prevenindo doenças cardiovasculares ateroscleróticas;
  • Ação antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres produzido pelo estresse oxidativo das células;
  • Restauração, manutenção e proteção contra células com potencial canceroso;
  • Quando usado na pele, oferece potente ação emoliente, com redução da perda de água, aumento da maciez e elasticidade da pele.

ESQUALENO: FONTES ALIMENTARES

Pela dificuldade de produção do óleo de fígado de tubarão, a indústria tentou produzir o esqualeno de forma sintética, mas essa possui alto custo inviabilizando o processo. Dessa forma, busca por alimentos alternativos que fossem fonte natural de esqualeno resultam nos achados de esqualeno vegetal tendo como representante principal o azeite de oliva, entre outros óleos, como o de gérmen de trigo e amaranto.

AZEITE E ESQUALENO

O azeite foi um dos elementos que deram à dieta mediterrânea o status de modelo de dieta saudável e cardioprotetora, além dos componentes fenólicos e das vitaminas lipossolúveis com potente ação antioxidante, hoje já se acredita que a presença do esqualeno em sua composição, pode ter papel importante no sucesso desse tipo de dieta.

ESQUALENO E COSMÉTICOS

Na indústria de cosméticos, o esqualeno é utilizado principalmente como elemento emoliente de cremes faciais, corporais e capilares. É possível verificar na lista de ingredientes dos rótulos a preseçã de esqualeno em sua composição, no entanto, nem sempre é possível verificar se é esqualeno vegetal ou animal.

Essa é a razão pela qual cada vez mais o azeite, o óleo de gérmen de trigo e o óleo de amaranto estão sendo procurados como cosméticos naturais e alternativas de emolientes.

COMO COMPRAR ESQUALENO

Em farmácias ou lojas de produtos naturais, o esqualeno pode ser encontrado como esqualeno em cápsulas ou como óleo de tubarão em cápsulas. Já os óleos vegetais ricos em esqualeno, podem ser encontrados na forma isolada ou em cápsulas, como o óleo de gérmen de trigo.

Fonte: Natue

Postagens Relacionadas