Dieta sem glúten emagrece?

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
gluten free breads on wood background

Em busca de um corpo perfeito cada dia mais tem se buscado opções de dietas para perda de peso, e uma das mais famosas atualmente é a dieta sem glúten. O glúten é uma proteína vegetal encontrada no centeio, no trigo, no malte e na cevada, e seu consumo tem sido relacionada com sintomas relacionados ao aumento do peso, de gordura corporal e de inchaço, entre outros.

Embora não haja evidências científicas que o glúten pode gerar esses problemas, acredita que a difícil digestão do glúten pelo organismo pode gerar um processo inflamatório que desencadeia todos os sintomas desagradáveis relacionados ao seu consumo.
Por outro lado, a perda de peso atrelada à dieta sem glúten ocorre devido a maioria dos alimentos que contenham glúten possuem elevado valor calórico, como os biscoitos, os pães e as massas, logo o ganho de peso se dá pela ingestão excessiva destes alimentos e não pela presença da proteína.

A ineficiência dessa dieta está ligada não somente ao fato de que é extremamente difícil deixar de comer alimentos fontes de glúten, porque estes são a base da dieta da maioria das pessoas, mas também porque ela pode causar o efeito contrário, em uma pesquisa publicada pelo American Journal of Gastroenterology em 2006, com pessoas celíacas, ou seja, pessoas que realmente possuem restrição ao glúten e portanto não devem consumi-lo, mostrou que após dois anos de uma dieta livre dessa substância, 81% dos participantes ganharam peso. Isso pode demonstrar que trocar alimentos que tenham glúten em sua composição por formulações isentas deste componente não promove benefício para quem não é celíaco.

COMO FUNCIONA A DIETA SEM GLÚTEN

A dieta sem glúten consiste basicamente na retirada de todo alimento que tenha essa proteína em sua composição.

A maioria dos alimentos com glúten são fontes de carboidratos e altamente calóricos, e quando excluídos da rotina alimentar colaboram para perda de peso. É preciso ter cuidado para fazer a correta substituição, pois os alimentos sem glúten podem ser elaborados com ingredientes refinados, e baixo teor de fibras e de nutrientes.

Deve-se optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como a batata doce e a mandioca, farinhas integrais, sementes, grãos e frutas, priorizando uma dieta variada, com muitos nutrientes.

Deve-se optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como a batata doce e a mandioca, farinhas integrais, sementes, grãos e frutas, priorizando uma dieta variada, com muitos nutrientes.

Fonte: natue