Conheça os exercícios indicados para a prevenção da hérnia de disco

janeiro 20, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
a-importanicia-dos-exercicios-aerobicos-blog-cultivando-saude1

O aparecimento de dores na região das costas incomoda qualquer pessoa e, dependendo do nível, pode dificultar a realização de atividades consideradas simples no dia a dia.

Os incômodos na região lombar podem atingir ambos os sexos em diferentes faixas etárias. Normalmente, o aparecimento do problema tem causas variadas e podem estar relacionados com maus hábitos posturais, sedentarismo, obesidade e estresse.

Contudo, o agravamento das dores na região podem indicar danos mais sérios como a hérnia de disco, um problema que afeta 5,4 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A hérnia de disco é um processo no qual ocorre uma ruptura no anel fibroso do disco intervertebral, fazendo com que haja um extravasamento do núcleo pulposo”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto Pilates.

O disco intervertebral atua como um estabilizador da coluna. Portanto, ele fica localizado entre duas vértebras situadas na coluna vertebral. “Quando ocorre uma fissura que causa a saída do núcleo pulposo gera uma compressão nas raízes cervicais responsáveis pela inervação de membros superiores, dando origem à hérnia de disco”, descreve Montenegro.

A hérnia pode provocar sintomas como: dores no braço ou na perna, formigamento nos pés ou nas mãos, dormência nos braços ou nas pernas, diminuição de força e atrofia de musculatura. Uma maneira de amenizar os incômodos é através da prática de pilates. “O pilates ajuda a fortalecer a musculatura externa e a interna. Nesse caso, ele aumenta a estabilidade a músculos de diferentes tamanhos de forma segura e confortável”, avalia o fisioterapeuta.

De acordo com o especialista, através dos exercícios do pilates é possível trabalhar força, flexibilidade, alongamento, postura e respiração. “O pilates aumenta a mobilidade articular, flexibilidade e proporciona um relaxamento para a musculatura. Outra vantagem é que como estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, ajuda a diminuir dores crônicas e tensões”, informa Helder.

Helder Montenegro fez uma lista com dicas de como prevenir a indesejável hérnia de disco. Confira:

- Fique atento com a sua postura. Manter o alinhamento do corpo é a melhor forma de prevenir os incômodos. Uma das maneiras de melhorar a postura é através dos exercícios do pilates;

- Evite usar saltos altos com frequência, pois eles aumentam a curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose;

- Mantenha os ponteiros da balança controlados, pois o excesso de peso causa uma sobrecarga na coluna;

- Evite o tabagismo porque ele provoca a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral;

- Realize atividades físicas diariamente. Elas aumentam a estabilidade da musculatura do abdômen e, com isso, deixa a região lombar mais fortalecida;

- Evite movimentos repetitivos com sobrecarga de flexão e extensão da coluna, pois podem provocar lesões na região lombar.

Exercícios que ajudam a prevenir a hérnia de disco

Hidroginástica

Essa atividade é recomendada para pessoas de todas as faixas etárias. Por ser um exercício de baixo impacto é indicado para quem não possui muito condicionamento físico. “Por ser realizada dentro da água, facilita os movimentos do corpo. A hidroginástica fortalece a musculatura e protege as articulações do acometimento de lesões. Além disso, melhora o alongamento do corpo”, esclarece o fisioterapeuta.

Pilates

A prática do Pilates é a mais recomendada para quem possui dores nas costas ou para quem deseja prevenir o problema, pois os exercícios da técnica são considerados muito completos. Isso porque, segundo o especialista, essa atividade aumenta fortalece os músculos do abdômen e das costas, diminuindo o desequilíbrio muscular. “Ele atua no fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural. Dessa forma, os exercícios ajudam a estabilizar a coluna, impedindo os desvios. Outra vantagem é que ele trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de cabeça, ombro e diafragma – músculo da respiração – o que aumenta a resistência e flexibilidade do aluno”, informa.

Alongamento

As atividades de alongamento são essenciais para a prevenção e tratamento de dores nas costas. Isso porque, elas ajudam a manter os músculos e os ligamentos mais flexíveis. Outra vantagem é que o alongamento diminui o estresse nas articulações e melhorar o fluxo de sangue e de nutrientes em todo o corpo. “Com o alongamento é possível prevenir entorses ou dores musculares após a prática de atividades. O ideal é que você comece alongando o pescoço e trabalhe cada grupo muscular descendo por todo o corpo. O tempo de cada alongamento deve ser igual para cada região do corpo”, conclui Montenegro.

Fonte: Segs

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>