Com o peso do corpo utilizado nos exercícios

março 10, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
blog3

Nada de pesos livres ou equipamentos. Apenas o peso do próprio corpo é a base dos treinos bodyweight. Chamado em português de calistenia, o método era usado na antiguidade greco-romana, por gladiadores e soldados, para ganhar força e resistência, e hoje ressurge com força total nas academias.

O treino individualizado era feito apenas com uso de elementos simples do cotidiano, como bancos e cadeiras, mas hoje recebe o auxílio de acessórios que aumentam a instabilidade e a dificuldade na execução do exercício.

“A pessoa consegue treinar em qualquer lugar, sem necessitar de nenhum equipamento, e ela mesma consegue ajustar os exercícios, intensificá-los e executá-los apenas com o peso do próprio corpo”, comenta Aline Stefanelli Marin, professora da Bodytech Ribeirão.

O educador físico Marcelo Rocha, diretor técnico do Studio2YoU, explica que, ao sair das máquinas para qualquer tipo de exercício, é necessária muita consciência corporal. “Outro benefício é que, quando utiliza o peso do próprio corpo, a pessoa precisa de um recrutamento maior de fibras musculares, o que proporciona um aumento de gasto calórico e otimiza os resultados”, detalha Marcelo.

Consciência corporal

Para fazer agachamento – movimento semelhante ao de  sentar e levantar de um banco – em um aparelho, por exemplo, a máquina direciona o movimento e facilita a execução do exercício. No bodyweigth isso não acontece. Assim a pessoa precisa de concentração e consciência corporal para executá-lo de forma correta.

“Ele passa a fazer, na sequência, com o próprio peso e depois os acessórios são inseridos na evolução do treinamento, aumentando a sobrecarga do corpo para que o aluno continue tendo mais resultados”, explica Rocha.

Segundo o educador, o método proporciona emagrecimento, consciência corporal, ganho de massa magra, resistência e força.

Acessórios aumentam a dificuldade

Os acessórios inseridos na prática, como barra, alter, elástico, TRX e CrossCore, geram mais instabilidade, exigem mais coordenação motora, equilíbrio e força, aumentando a dificuldade dos exercícios.

Para o treino de bodyweight, Aline usa um conjunto de cabos e roldanas presos ao teto – o CrossCore -, que dá apoio, proporcionando movimentos variados em diversas posições e posturas. “Trabalha tanto de forma unilateral, exercitando apenas um lado do corpo, quanto de forma bilateral. E quanto mais inclinado o corpo estiver, mas difícil será a execução”, explica.

Segundo a professora, o treino com o acessório ajuda no fortalecimento do CORE (conjunto de músculos das regiões abdominal e dorsal) e na resistência de músculos em membros inferiores e superiores. “Trabalha o direcionamento do peso do corpo como forma de sobrecarga”, diz.

Fonte : Jornal A Cidade.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>