Ainda dá tempo de ficar em forma para o Verão

dezembro 01, 2014
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
20141106131836552643e

O Verão já está chegando e todo mundo quer ficar em forma, para desfilar na praia ou no clube. Para quem cuidou do corpo durante todo o ano, esta é a hora de exibir os resultados. Mas, para outros nem tão regrados, é preciso correr atrás do prejuízo!

A boa notícia é que, segundo as educadoras físicas do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), Vanessa Campi, Andreia Campi e Mariana Motta, com muita determinação, controle da alimentação, prática de atividade física e hidratação, ainda da tempo de perder os quilinhos a mais e ficar em dia para aproveitar a estação mais quente do ano. “Basta ter força de vontade e começar”, afirma Vanessa Campi.

O primeiro passo é iniciar a prática de atividade física por, pelo menos, uma hora por dia, durante cinco dias na semana. “Opte por exercícios aeróbicos, como: caminhada, passeio de bicicleta, natação, dança, entre outras, que aumentam a frequência cardiorrespiratória, promovendo a queima calórica”, explica Andreia Campi. Para começar, ressaltam as especialistas do Centro Médico São José, é necessário realizar, antes de tudo, uma avaliação médica, que poderá identificar qualquer restrição.

Aliado à atividade física, é necessário cuidar da alimentação, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos. “O ideal é procurar um nutricionista ou endocrinologista, para fazer uma reeducação alimentar”, salienta Mariana Motta.

Entretanto, pontuam as educadoras físicas, antes da realização de qualquer atividade física, é preciso alimentar-se adequadamente e nunca fazer exercícios com estômago vazio. “Quando ficamos muito tempo sem comer e realizamos qualquer atividade física, o organismo vai buscar nos músculos, a energia necessária para a atividade, queimando, assim, a massa muscular, ao invés da gordura. Por isto, devemos nos alimentar uma hora antes de qualquer atividade física”, explicam as educadoras.

Além dos cuidados com a alimentação, as educadoras físicas alertam para a importância da hidratação adequada. “Ao malhar, perdemos muito líquidos e minerais, que precisam ser repostos automaticamente. A falta de hidratação causa diminuição considerável do rendimento durante o exercício”, alerta Vanessa Campi.

Para praticar exercícios, opte por roupas confortáveis, além de tênis com solado antiderrapante, confortável e firme nos pés. “Procure a orientação de um profissional de educação física para conferir os movimentos, a carga ideal para cada pessoa e, ainda, corrigir a postura, a fim de eliminar possíveis lesões”, pontua Andreia Campi.

Medicação para impulsionar os resultados

Para agilizar os resultados, muitas pessoas fazem o uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer, ou de suplementos alimentícios para ganhar massa muscular. No mercado, existem diversas marcas desses produtos, que prometem reduzir, drasticamente, o peso em pouco tempo e ou conferir mais definição ao corpo. “Esses produtos oferecem riscos à saúde e devem ser prescritos por nutricionistas ou endocrinologistas, que avaliarão, quadro a quadro, a necessidade, ou não, do uso”, adverte Mariana Motta.

O excesso de suplementação acarreta em sobrecarga hepática, renal, desidratação, perda de cálcio e gota, além de efeitos gastrointestinais, como diarreia e edema abdominal. Já, os remédios para emagrecer podem causar dependência, desmaio, agitação, aumento da pressão arterial, convulsão e até derrame cerebral e infarto.

Fonte: Segs

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>