Pesquisa avalia percepção de esforço durante exercícios físicos

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
Pesquisa avalia percepção de esforço durante exercícios físicos
Tabela permite controle efetivo da intensidade dos exercícios, como alternativa estudada em relação a utilização do monitor cardíaco

O verão é a época propícia para realizar exercícios físicos. O clima favorável estimula a prática esportiva, mas é preciso de cuidados. Isso porque durante os exercícios a frequência cardíaca e Pressão Arterial tende a subir e, para não passar dos limites é preciso controlar a intensidade dos exercícios.

“Prolong é um suplemento energético da Herbalife que garante energia extra durante o treino”, saiba mais..

Artigo aceito para publicação e orientado pelos professores Leonardo Pimenta e Emmanuel Gomes Ciolac com alunos do curso de Educação Física da Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André na revista Biologyof Sports comparou a utilização de tabela de percepção de esforços para avaliar a intensidade dos exercícios com o método tradicional do frequencimetro cardíaco.

A tabela utilizada como referência foi a do pesquisador Borg, desenvolvida pelo médico sueco Gunnar Borgque relaciona o cansaço durante o exercício físico em relação ao esforço produzido. “A tabela permite um controle mais efetivo da intensidade. Sem custo de utilização, o método pode ser uma opção de Intensidade normalmente verificada por frequêncimetro cardiaco e pode ser aplicada com segurança e fidedignidade por qualquer centro voltado a saúde e exercício físico”, afirma o coordenador da pesquisa, Leonardo Pimenta.

Segundo ele, geralmente quando as pessoas são sedentárias e inexperientes não têm a noção do que seja um exercício fácil ou exaustivo. “É mais difícil no início identificarmos esta diferença, mas com o tempo e a prática vamos estabelecendo uma sensação mais adequada.

A tabela trabalha dentro de uma escala de 6-20, que vai do muito fácil ao exaustivo, baseado na Frequência Cardíaca de 60-200 bpms por minuto. Sendo que o número 12 corresponde aproximadamente 55% e o 16 a 85% da frequência cardíaca máxima. Desta forma determinamos a Intensidade do Exercício apenas seguindo uma tabela subjetiva de Esforço, da qual pode ser passada para populações carentes sem risco”, afirma o pesquisador.

O estudo foi realizado em um grupo de 8 indivíduos jovens com média de 27 anos foram submetidos a testes de comparação entre intensidades intervaladas de 50% a 1 min e 85% a 1 min, em total de 20 minutos de Teste em esteira. Os valores obtidos mostraram que a tabela é fidedigna na aplicação de trabalhos de exercícios em diferentes intensidades.

A percepção de esforço, pode ser baseda nas sensações que o indivíduo experimenta durante a Exercício físico, inclui o aumento da frequência cardíaca, da respiração, da transpirção e fadiga muscular. “Embora seja uma medida subjetiva, a escala de esforço da pessoa pode fornecer uma estimativa muito boa da frequência cardíaca durante a exercício físico”, explica o coordenador da pesquisa Leonardo Pimenta.

Fonte: Alfapress Comunicações

Textos relacionados:

Atividade física é capaz de anular predisposição genética à obesidade
Pesquisadores descobrem qual é quantidade certa de atividade física para a vida
Para além do corpo: conheça os 9 benefícios da atividade física para sua vida em geral
5 melhores aplicativos para monitorar atividades físicas

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>