MINDFULNESS: BENEFÍCIO PARA CORPO E MENTE SAUDÁVEL

janeiro 11, 2017
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
mindfulness

Para maioria das pessoas, quando escuta a palavra Mindfulness, o que vem a mente é a imagem de culto budista ou alguma religião. Pleno engano. Mindfulness, apesar da origem budista, nada tem a ver com religião, mas sim com uma terapia bem fundamentada em base cientifica.  Jon Kabat Zinn é considerado o pai do Mindfulness, ele desenvolveu um programa com objetivo de reduzir sintomas depressivos e doenças, baseado em evidencias cientificas.

O QUE É MINDFLUNESS?

Mindfulness, em tradução livre significa “Atenção Plena”. É um estado mental que denota estar presente no momento atual de uma forma curiosa, observadora e sem julgamento. Na meditação tradicional, muitas vezes nos levamos a um estado de sonolência. No Mindfulness, o que se procura é trazer o corpo para o momento presente, com atenção no que está se fazendo no momento.

MINDFULNESS: PARA QUE SERVE

Podemos definir como um conjunto de técnicas meditativas com foco no momento presente, sendo um método de treinamento mental com o objetivo de diminuir os conflitos internos, encontrando tranquilidade interna e fazendo o individuo sair do automático do dia-a-dia.

Quando falamos em benefícios, podemos citar melhora em diminuição dos sintomas depressivos, ansiedade, estresse, sistema imune, dores crônicas e também melhora da alimentação.

MINDFULNESS PARA ANSIEDADE

A partir da pratica de Mindfulness, o individuo pode melhorar sintomas de ansiedade e estresse, pois terá mais facilidade para lidar com as situações que desencadeiam tais sensações.

MINDFULNESS PARA EMAGRECER

Quando comemos com atenção plena, podemos aprender a selecionar melhor “o quê”, “quanto” e “como” comemos e, a partir dessa melhora da consciência alimentar, obter como consequência, o emagrecimento. Entretanto, a perda de peso não é o objetivo do Mindfulness ou do Mindful Eating (técnicas de Mindfulness direcionadas para a atenção alimentar).

Prática de Mindfulness

É preciso lembrar que na pratica de Mindfulness não podemos criar expectativas concretas sobre o futuro. A ideia é não esperar nada além da atenção ao momento presente e conexão com nossas percepções internas. Portanto se estamos pensando no que queremos, já estamos distorcendo a ideia de estar no momento presente.

Fonte: Natue.com.br

Tags:

Postagens Relacionadas