Benefícios do vinagre de maça para a saúde

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
vinagre-maca

O vinagre de maçã é um produto natural obtido a partir da fermentação do açúcar do sumo da maçã, e que pode oferecer muitos benefícios para a saúde. É fonte de ácidos orgânicos naturais, aminoácidos, enzimas, vitaminas, minerais e, principalmente, pectina, uma fibra solúvel que facilita a digestão de gorduras e proteínas. Com isso, o vinagre de maçã ajuda a regular a absorção de açúcares e diminui a sensação de fome.

BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

Os poucos estudos realizados com o vinagre de maçã trazem indícios de diversos benefícios para a saúde do organismo, como:

  • Ação antisséptica e antibiótica: pode auxiliar no combate de doenças que afetam a gengiva e a raiz dentária. Além disso, fortalece o sistema imune
  • É um potente diurético
  • Possui grande influência na redução do colesterol, melhorado o aspecto sanguíneo e auxiliando na circulação
  • Alivia a fadiga e azia
  • Alivia dores da atrite e auxilia no seu controle e tratamento
  • Regula o metabolismo do cálcio
  • É antioxidante
  • Atua intensificando o processo de detox
  • Acelera o metabolismo, pelo processo de termogênese

VINAGRE DE MAÇÃ EMAGRECE?

O vinagre de maçã pode atuar como um coadjuvante no emagrecimento devido à sua ação termogênica, que mobiliza gordura para produção de energia, e a pectina, que auxilia na redução do armazenamento de gordura corporal.

Além disso, atua no controle dos níveis de triglicérides e colesterol, que muitas vezes são a causa da obesidade, por isso, o vinagre de maçã também pode ser indicado no tratamento dessa doença.

COMO TOMAR VINAGRE DE MAÇÃ

O vinagre de maçã é comercializado na forma líquida e em cápsulas (conteúdo em pó). Os estudos sugerem que para alcançar todos esses benefícios, deve-se dissolver 2 colheres de sobremesa de vinagre de maçã em 1 copo de água, misturar e ingerir antes de cada refeição principal.

Para melhorar sintomas de alterações de gengiva ou dentárias, é necessário fazer bochecho com essa mistura. É recomendado realizar essa terapia por pelo menos 4 meses.

O vinagre também é ideal para aumentar o nutritivo das refeições, como tempero para saladas. Para isso, basta misturar 2 colheres de sopa do vinagre no molho de sua preferência. Ou siga essa receita: bata em um processador ou liquidificador o vinagre com salsa, suco de limão e um dente de alho para fazer um molho delicioso e muito saudável.

Caso prefira o vinagre em cápsulas, a recomendação é ingerir uma cápsula de vinagre de maçã antes de cada refeição principal, ou conforme recomendação do fabricante, médico ou nutricionista.

USO ESTÉTICO DO VINAGRE DE MAÇÃ

O vinagre de maçã também é indicado para uso tópico, proporcionando benefícios para a pele e cabelos. Saiba como:

VINAGRE DE MAÇÃ: CABELO

Por causa de sua ação antioxidante, ele retarda o envelhecimento dos fios, promovendo mais saúde e brilho. Não previne apenas a queda do cabelo, mas também ajuda no crescimento saudável, já que a queda tem relação com a falta de alguns nutrientes, como o cálcio, sódio, fosfatos e sulfatos, e o vinagre de maçã atua no seu metabolismo, regulando suas concentrações. O alimento também pode promover a melhora da consistência das unhas.

Para tratar a caspa, aplique o vinagre de maçã diluído em água no couro cabeludo e deixe agir por 2 horas antes de lavar.

O VINAGRE DE MAÇÃ NA PELE

Sabe-se que o vinagre de maçã melhora o aspecto das manchas senis (de envelhecimento), quando aplicado sobre elas. Para isso, é preciso misturar 1 colher de chá de sumo de cebola e 2 colheres de chá de vinagre de maçã e aplicar com um pano sobre as manchas, ou mergulhar ½ cebola fresca num recipiente com vinagre de maçã e depois passar a cebola na área manchada.

Além disso, a ingestão do vinagre mantém o pH natural da pele e sua ação antioxidante combate os radicais livres, mantendo a pele jovem e saudável.

CONTRAINDICAÇÕES DO VINAGRE DE MAÇÃ

O uso contínuo do vinagre não é indicado para pessoas com úlceras gástricas e gestantes. Pessoas que apresentam distúrbios estomacais, como gastrite também devem ser cautelosas, pois o consumo de vinagre pode aumentar a irritação gástrica.

Fonte: Natue

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>