Acima dos 50 anos de idade, maior preocupação é a saúde

setembro 16, 2015
Cassio Wasser
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page

Acima dos 50 anos de idade, maior preocupação é a saúde - foco em vida saudavel

Pesquisa mostra, porém, que alimentação e exercícios físicos são negligenciados

Com a chegada à maturidade, a saúde torna-se a maior preocupação do brasileiro. Mas, entre a consciência e a mudança de hábitos, há ainda uma grande distância. Quase 80% das pessoas a partir dos 50 anos consideram o cuidado físico prioridade, porém, para 61%, a alimentação é igual ou pior do que antes e 66% não se exercitam regularmente.

Há mais dados preocupantes no levantamento ‘Sinais da Nutrição depois dos 50’, feito Ibope Inteligência e pelo multivitamínico Centrum: duas em cada três pessoas não consomem as recomendadas seis porções de frutas e verduras por dia.

Depois da saúde, a estabilidade financeira é a maior preocupação, que aflige a 11% dos entrevistados. Cirurgião do aparelho digestivo, especialista em nutrição e professor da Universidade de São Paulo, Dan Waitzberg reconhece que é difícil mudar hábitos e recomenda que a inclusão de alimento saudáveis seja feita gradativamente. “Toda caminhada começa com o primeiro passo. É bom ter pequenas metas como, por exemplo, incluir uma fruta no café da manhã. Pode ser a fruta preferida”, disse.

A inclusão de alimentos saudáveis na dieta pode evitar males mais graves em quem já passou dos 50. De acordo com Tarso Lameri Sant’Anna Mosci, geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Rio de Janeiro, a falta de nutrientes pode levar à perda de massas óssea e muscular, e acelerar o envelhecimento. Com a perda de músculo, diz ele, ocorre o comprometimento dos movimentos e aumenta o risco de quedas.

“Muitas vezes, o idoso não se adapta à dentadura, tem dificuldade de comer carnes e acaba excluindo a proteína da alimentação”, lembra o especialista. Outra consequência da carência de vitaminas e minerais é a síndrome da fome oculta, que se manifesta por diversos sintomas. De acordo com a pesquisa, cansaço, dificuldade de enxergar à noite, falta de energia e indisposição para as atividades do dia a dia são os problemas mais vivenciados pelos participantes. Além disso, as mulheres percebem mais os sintomas relacionados à falta de micronutrientes.

Mas, para os dois especialistas, o resultado não significa que elas sejam o ‘sexo frágil’. Pelo contrário, ambos ressaltam que as mulheres vivem mais do que os homens. Dan acredita que elas conseguem perceber melhor os sintomas.

“O homem toca a vida e não quer saber muito da saúde. A mulher é mais atenta, se cuida mais e consegue perceber o que sente”.

Para elas, cálcio é importante. Para eles, magnésio.

Alimentação balanceada e saudável é importante para senhores e senhoras, mas há pequenas diferenças nutricionais no cardápio de acordo com o gênero. Por exemplo, de acordo com Tarso, a necessidade de cálcio para as mulheres é maior — em média 20% —, para aquelas entre 50 e 70 anos. Isso por causa do risco aumentado de desenvolver a osteoporose devido à menopausa. Por outro lado, a necessidade de ingestão de ferro é menor para elas após os 50 anos, também por conta da menopausa. Ja para os homens, o magnésio não pode ser negligenciado, já que é ele que garante o bom funcionamento de nervos e músculos. As vitaminas do complexo B também são importantes, pois contribuem para o aproveitamento da energia dos alimentos.

Porém, outro levantamento mostrou que a ingestão de nutrientes está aquém do necessário. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (2008-2009), 99,6% dos homens e 99,4% das mulheres, no país, não consomem o suficiente de vitamina D por dia. No caso do cálcio, entre brasileiros com mais de 60 anos, 85,9% dos homens e 95,8% das mulheres não ingerem as quantidades certas. Em relação à vitamina E, que fortalece a imunidade, 100% dos entrevistados não seguem o recomendado.

fonte: Jornal O Dia

 

***********************************************************************************************************************

 

Voce sabia que a Herbalife tem uma linha especial de nutrição complementar?

Multivitaminas e Minerais Herbalife foco em vida saudavel consultora silvana goncales

 

 

 

 

Multivitaminas e Minerais: suplemento especialmente formulado que fornece quantidades adequadas de micronutrientes para complementar as necessidades do dia a dia de forma rápida e prática.

Herbalifeline foco em vida saudavel consultora silvana goncales

Herbalifeline, Óleo de Peixe com Ômega 3 em cápsulas: exclusiva combinação de óleos marinhos altamente refinados, fonte de Ômega 3, especialmente EPA e DHA.

xtra-call herbalife foco em vida saudavel consultora silvana goncales

 

 

 

 

Xtra-Cal, suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D: Atende a 40% da ingestão diária recomendada de cálcio, 57% da ingestão diária recomendada de magnésio e 50% da ingestão diária recomendada de vitamina D.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>