Você sabe como a sua alimentação pode interferir no seu humor?

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
no-desperdiciar-comida-960x623

Irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo astral, desmotivação e dificuldade para perder peso podem estar associados à alimentação. Quem mantém um cardápio saudável tem mais chances de não sofrer com o mau humor, estresse e ansiedade.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Las Palmas na Espanha avaliou 21 mil voluntários. Segundo o estudo quem mantém uma alimentação rica em gorduras trans e saturada tem mais chances de sofrer com depressão.

“A química de alguns alimentos pode alterar a produção de neurotransmissores – substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro e também pelas emoções”, afirma o nutrólogo André Veinert.

O que você come pode interferir no seu bom humor. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de escolher alguns alimentos. “Alguns alimentos podem ajudar na produção da serotonina-hormônio do bem estar. A partir do momento que o cérebro aumenta a sua produção há uma redução na sensação de dor, melhora a qualidade do sono e até pode ajudar no apetite”, explica o nutrólogo.

Um dos alimentos que não podem faltar no prato são os carboidratos. “O carboidrato eleva o nível de insulina e ajuda na absorção do triptofano. As dietas que tendem cortar o carboidrato podem deixar a pessoa mais irritada e com o seu estado emocional abalado”, ressalta o Dr. André. Vale ressaltar que o triptofano ajuda na formação da serotonina.

Dieta da alegria

Confira os alimentos que podem ser consumidos com moderação para manter o bom humor e se livrar da depressão:

Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas contém triptofano, por isso, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.

Alface

Esse vegetal é rico em lactucina que tem propriedades calmantes. É indicado para acalmar e diminuir os níveis de estresse.

Vegetais folhas escuras

Couve, brócolos, rúcula, entre outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico que auxilia na liberação de serotonina no organismo.

Chocolate

Para a surpresa de alguns, o chocolate é rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que ajudam a estimular a produção de serotonina no organismo. Opte pelo chocolate com 70% de teor de cacau e modere o seu consumo.

Frutas

Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.

Oleaginosas

Nozes, amêndoas, castanhas possuem selênio, cobre e magnésio que ajudam a diminuir o estresse.

Peixes e frutos do mar

O selênio e a vitamina B12 presente nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e cansaço. E o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.

Alimentos ricos em colina e lecitina

Fígado, soja e ovos contém essas substâncias que colaboram para o bom funcionamento do cérebro e também evitam a alteração do humor.

Sobre o médico

Dr. André Veinert, Nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.Titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)

Site – www.healthme.com.br

Fonte: Segs

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>