Projeto verão: Spinning. Pedaladas ajudam a diminuir números na balança

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O spinning é um tipo de aula com bicicleta estática, geralmente, dada em uma sala climatizada ou em local fresco bem ventilado. Jogo de luz e som são importantes para fazer o clima da aula, que é bastante animada. As músicas ditam o ritmo da aula e conforme a cadência, a batida da música, os movimentos na bicicleta são orientados pelo profissional.

A aula tem a duração de 50 minutos e chega a queimar até 800 calorias, mas esse número varia dependendo do tipo de treinamento (intervalado, força, endurance – pedal sentado e no mesmo ritmo, alta intensidade ou fartlek) que o profissional de educação física utiliza.

Como, geralmente, as turmas no spinning são muito heterogêneas o treinamento mais usado é o fartlek, onde todos os todos tipos de aula são misturados, e assim, todos os alunos conseguem acompanhar. Durante o treino variações de posicionamentos e de carga são realizados.

O trabalho de spinning é muito focado nos membros inferiores. Glúteos, quadríceps e posteriores de coxa são muito exigidos na pedalada. Para as mulheres, a modalidade é um grande aliado para a diminuição significativa da celulite. O abdômen deve ser mantido em contração a maior parte do tempo da aula, já que é preciso manter a postura para não sobrecarregar a coluna, essa contração leva ao fortalecimento desse grupo muscular.

É preciso ter cuidado ao escolher o spinning. Patologia no joelho ou na coluna, que seja mais séria, pode ser um fator restritivo à atividade, mas essa constatação deve ser feita após a realização de uma anamnese. Para os iniciantes na pedalada procura-se fazer um monitoramento cardíaco para avaliar os picos de frequência dos batimentos durante a aula para que o aluno não ultrapasse o limite dele.

Nesses três meses que faltam para o verão, o spinning é uma das escolhas para quem quer “secar a gordura”, claro que aliado a uma boa alimentação, no período, é possível diminuir os números na balança. Mas caso o possível aluno já venha praticando alguma atividade física os resultados serão notados mais rapidamente.

– O ideal é que a prática, como qualquer atividade física, seja feita pelo menos, duas vezes na semana. Três seria perfeito. Para os resultados surgirem é importante que o exercício sempre esteja aliado a uma alimentação saudável – explica Yuri Barcelona, instrutor de spinning.

Fonte: GloboEsporte.com

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