Praticar exercicios fisicos melhora a memoria e aprendizagem

outubro 03, 2014
Cassio Wasser
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page

Praticar exercicios melhora a memoria e aprendizagem

A atividade fisica tem um efeito semelhante ao de antidepressivos. Isso tem sido demonstrado em pesquisas anteriores. Agora Astrid Bjørnebekk no Instituto Karolinska explicou como isso pode acontecer: o exercício estimula a produção de novas células cerebrais.

Em uma série de relatórios científicos, ela procurou os mecanismos biológicos subjacentes que explicam por que o exercício pode ser uma forma de terapia para a depressão e também em comparação com o tratamento farmacológico com uma droga SSRI.

Os estudos experimentais mostram que tanto o exercício como antidepressivos aumentam a formação de novas células em uma área do cérebro que é importante para a memória e aprendizagem.

Os estudos confirmam os resultados de pesquisas anteriores, e propõe um modelo para explicar como o exercício pode ter um efeito antidepressivo na depressão ligeira a moderadamente grave. O estudo também mostra que o exercício é um bom complemento aos medicamentos.

“O interessante é que o efeito da terapia com antidepressivos pode ser muito fortalecido por fatores ambientais externos”, diz.

Estudos anteriores demonstraram que os toxicodependentes têm reduzido os níveis do receptor de dopamina D2 no sistema de recompensa do cérebro.

Especula-se que este pode ser de grande importância para os sintomas depressivos toxicodependentes muitas vezes sofrem. Esses estudos demonstram que os fatores genéticos podem influenciar a forma como fatores ambientais externos podem regular os níveis do receptor D2 de dopamina no cérebro.

“Diferentes pessoas podem ter diferentes sensibilidade para como o estresse reduz os níveis do receptor de dopamina D2, por exemplo. Isto pode ser significativo para explicar por que alguns indivíduos desenvolvem depressão mais facilmente do que os outros”, diz.

fonte: Science Daily

=========================
ATIVIDADE FISICA GRATUITA
=========================

Para dar um “empurrãozinho” na direção de uma vida mais ativa e saudável, foi criado o Projeto “Qualidade de Vida no Parque”, que desenvolve atividades físicas gratuitas ao ar livre, mais a troca de experiências sobre cuidados com a saude e alimentação. Participe das aulas gratuitas de Zumba Fitness no Parque LIna e Paulo Raia… um Fit Camp diferente e divertido!

PARQUE LINA E PAULO RAIA
Rua Volkswagen, s/nº, Metro Conceição
Sábado, 04/10, às 09:30h

(*) O evento é gratuito, não há taxas, é só chegar e participar!

Saiba mais:
Site.: https://www.facebook.com/vidaativaesaudavel
Email: vidaativaesaudavel@gmail.com

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>