Por que seu amigo ganha massa e você não? Nutrigenômica explica

maio 18, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
materia1

Quando analisamos os diferentes tipos de dieta e performance atlética, porque ocorrem tantas diferenças de um indivíduo para outro?

Nos últimos onze anos com o sequenciamento do genoma humano, muitas dessas questões começaram a ser decifradas. Cada vez mais novas ferramentas são disponibilizadas para uma nutrição individualizada.

A Genômica Nutricional é uma ciência que avalia os efeitos das variações genéticas na resposta à dieta, e o papel dos nutrientes e compostos bioativos na expressão dos genes que regulam os processos biológicos. A exploração da informação genômica permite o entendimento das interações entre nossos genes e os nutrientes, permitindo uma nutrição individualizada que promova saúde e bem estar, prevenindo doenças.

A maneira como nos alimentamos e como o organismo processa os alimentos é influenciada pela genética. Ela possui papel fundamental na eficácia da dieta, como cada indivíduo responde às proteínas, às gorduras e aos carboidratos. Desta maneira, um programa alimentar baseado nos genes será o mais adequado para que a perda de peso seja a máxima possível.

Principais objetivos da Genômica Nutricional

1 – Identificação das necessidades nutricionais específicas ao indivíduo, com o objetivo de determinar uma dieta baseada nas necessidades próprias e constituição genética.
2- Identificação da interação entre os alimentos e os genes, com o objetivo de definir o que estimula o desenvolvimento de doenças, processos metabólicos, funcionamento do sistema imune, sistema nervoso entre outros. Assim, é possível determinar a melhor dieta para a saúde deste indivíduo.

Benefícios para o atleta amador e profissional

No caso de atletas, a nutrição individualizada permite escolher os suplementos certos para melhorar a saúde e o desempenho. Quando se trata de esportes de alta performance, a genômica nutricional passa ser uma importante vantagem competitiva.

Fonte: Lia Kubelka de Carloas Back

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>