Pão torrado pode aumentar risco de câncer

outubro 31, 2017
Cassio Wasser
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page

Pão torrado pode aumentar risco de câncer 2

A “culpada” é a ACRILAMIDA, proveniente da fritura e do excesso de cozimento dos alimentos… 

FSA lança campanha para reduzir consumo de acrilamida, possível carcinógeno

Sabe aquele pão ou aquela batata bem torradinha? Pode esquecer se você pretende evitar um câncer. Pelo menos é esse o alerta feito pela Food Standards Agency (FSA), que lança a campanha “Go for Gold”, explicando como diminuir a exposição a um possível carcinógeno, a acrilamida. FSA é a agência para padrões de alimentos do governo britânico.

A acrilamida surge quando alguns alimentos, especialmente amiláceos como pães e batatas, são cozidos por bastante tempo em altas temperaturas – vale para fritar, grelhar, assar ou torrar.

Quanto mais torrado, mais acrilamida.

A acrilamida é um derivado natural do processo de cozimento. Pesquisas com animais indicaram que essa substância pode ser tóxica e levar ao desenvolvimento de tumores. Os cientistas da FSA acreditam que os humanos correm o mesmo risco.

A acrilamida é produzida por meio da reação entre açúcares e aminoácidos presentes em alimentos que são submetidos a altas temperaturas. Esse processo denomina-se reação de Maillard e se desenvolve quando cozinhamos ou fritamos alimentos em temperatura acima de 120°C. Devido a essa reação, os alimentos mudam de tonalidade, como ocorre com o “pão na chapa”, muito presente no café da manhã de muitos brasileiros.

Alimentos com acrilamida

A substância está presente em alimentos ricos em amido como batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães de leite, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo. Esses alimentos, quando aquecidos e/ou fritos no processo de fabricação ou na preparação caseira em temperatura acima de 120°C, liberam a acrilamida.

Go for Gold

“Go for Gold” faz uma referência à cor amarela dourada, uma indicação de cor mais leve dos alimentos ao passar por um desses processo de aquecimento, para minimizar o consumo de acrilamida. Essa cor dourada seria uma alternativa mais saudável ao hábito de torrar o alimento até ficar marrom.

Outra dica da campanha é não deixar as batatas cruas na geladeira, pois isso pode aumentar os níveis de acrilamida. A recomendação é armazenar em um local escuro e fresco, com temperatura acima de 6º C.

Estudo

A campanha do FSA tem base no Estudo de Dieta Total da entidade, confirmando que pessoas no Reino Unido consomem níveis mais elevados de produto químico do que é desejável, o que pode contribuir para o risco de desenvolver câncer ao longo da vida.

“Nossa pesquisa indica que a maioria das pessoas não estão cientes de que a acrilamida existe, ou que eles podem ser capazes de reduzir a sua ingestão pessoal. Queremos que nossa campanha “Go for Gold” destaque o problema para que os consumidores saibam como fazer as pequenas mudanças que podem reduzir o consumo de acrilamida enquanto ainda comem muitos carboidratos e vegetais ricos em amido, conforme recomendado no conselho de alimentação saudável do governo”, afirma Steve Wearne, Diretor de Política da Food Standards Agency.

>>Clique aqui<< para saber mais sobre a campanha da FSA.

Dicas para o dia a dia
  • Evite cozinhar demais os alimentos (não deixe que escureçam);
  • Reduza a ingestão de frituras e alimentos industrializados;
  • Utilize o cozimento a vapor;
  • Quando precisar cozinhar, use pouca água e não cozinhe por muito tempo;
  • Quando for ingerir batata frita opte pela feita na sua casa;
  • Para reduzir a formação de acrilamida em 75%, antes de fritar mergulhe as batatas em uma solução de vinagre e água (proporção de 1:3)

Pão torrado pode aumentar risco de câncer
fonte: Lado a Lado pela vida