Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, diz IBGE

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, diz IBGE

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2013 e divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), indica que mais da metade da população brasileira apresentou excesso de peso (56,9%). O índice indica, portanto, que cerca de 82 milhões de pessoas apresentaram IMC igual ou maior do que 25, o que inclui os obesos.

De acordo com o IBGE, índice também mostra uma prevalência maior de excesso de peso no sexo feminino (58,2 %), sendo do sexo masculino (55,6%). Estes percentuais incluem os portadores de obesidade. Conforme a PNS, uma em cada quatro mulheres de 18 anos ou mais de idade (24,4%) era obesa em 2013, enquanto, entre os homens, o percentual era de 16,8%. Isso significa que essas pessoas tinham índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30, obtido através da divisão do peso pelo quadrado da altura. A obesidade chegou a 32,2% nas mulheres com idade de 55 a 64 anos, contra 23,0% nos homens.

Contudo, nas mulheres, a partir da faixa etária de 35 a 44 anos a prevalência do excesso de peso (63,6%) ultrapassa a dos homens (62,3%), chegando a mais de 70% na faixa de 55 a 64 anos. A partir dos 65 anos de idade, observa-se um declínio da prevalência do excesso de peso, tanto no sexo masculino quanto no feminino, sendo mais acentuada nos homens, que na faixa etária de 75 anos e mais corresponde a 45,4% contra 58,3% do sexo feminino.

Circunferência da cintura aumentada

O IBGE relatou que em 2013 52,1% das mulheres tinham uma circunferência da cintura maior ou igual a 88 cm, o que caracteriza obesidade abdominal, 21,8% dos homens media 102 cm ou mais nessa parte do corpo. O excesso de gordura abdominal está associado ao risco de doenças cardiometabólicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Com relação à circunferência da cintura aumentada por grupos de idade, observa-se que conforme aumenta a idade ela tende a ficar mais elevada, tanto no sexo feminino quanto no masculino, ultrapassando 70,0% das mulheres acima de 55 anos de idade e a 35,0% no caso dos homens.

Fonte: Correio do Povo

Leia tambem: 

Tres em cada dez bebes com menos de 2 anos tomam refrigerante foco em vida saudavel silvana consultora herbalife

Mais de 30% das crianças menores de 2 anos de idade tomam refrigerante, conclui a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)feita pelo IBGE e Ministério da Saúde.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>