Estresse crônico afeta processos de decisão

março 06, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn1Pin on Pinterest0Print this page
blog9

Uma pesquisa divulgada na revista Science demonstra como a exposição ao estresse crônico afeta a capacidade de tomar decisões. O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Minho e do Instituto Gulbenkian, analisou que esse tipo de estresse influencia os processos de decisão do indivíduo, tornando-o mais dependente de hábitos e menos orientado por objetivos.

Durante a investigação, os pesquisadores notaram uma atrofia das ligações nos circuitos neuronais (localizados nas regiões denominadas córtex pré-frontal medial e estriato dorso medial) responsáveis pelos comportamentos orientados por objetivos. Também constaram um crescimento nas ligações neuronais das regiões cerebrais envolvidas nas ações habituais. Essas alterações estruturais podem explicar porque os indivíduos em situação de estresse crônico preferem os comportamentos habituais, mesmo que o contexto exija uma nova atitude.

Para os especialistas, essa descoberta oferece melhor compreensão de quais fatores podem influenciar no processo de tomada de decisão e, de maneira mais abrangente, abrir a investigação sobre como a exposição prolongada ao estresses afeta os circuitos cerebrais que determinam as decisões dos indivíduos.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>