Equilíbrio entre corpo e mente é um dos segredos para perder peso

março 02, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+3Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
blog1

Programação mental auxilia e acelera o processo de emagrecimento

A separação entre corpo e mente está superada desde que foi comprovado que algumas doenças são causadas por fatores psicológicos. Já parou para pensar sobre os efeitos de suas preocupações diárias no organismo? Insônia, dores musculares, depressão, ansiedade e distúrbios digestivos. Muita gente resiste à ideia de que os pensamentos têm o poder de aumentar ou diminuir nosso peso. O equilíbrio da energia do corpo, por meio de terapias complementares é uma alternativa natural de fazer as pazes com a balança e ainda auxiliar o equilíbrio orgânico.

A pessoa que não liga para o fato de engordar tem menos chance de ganhar peso do que uma que vive atormentada com esse medo. Outro perigoso vilão é a culpa. “A necessidade de seguir padrões de estética impostos pela mídia também prejudica no processo de emagrecimento, acabando com a percepção de que cada um tem sua individualidade”, explica a psicóloga Leila Pinheiro.

Todo alimento integral é mais saudável?

O cérebro é a principal ferramenta do nosso organismo e o órgão que comanda os atos voluntários e involuntários. Por esses e outros motivos é que devemos cuidar da saúde da nossa mente, a começar pela alimentação, que deve ser balanceada e interligada com um estilo de vida saudável. O descanso apropriado também ajuda a revigorar a mente, equilibrando os comportamentos e emoções do ser humano.

Como funciona a programação mental

O primeiro passo é eliminar os pensamentos negativos e deixar de acreditar neles. Em seguida, a pessoa passa a incluir novos conceitos, ajudando na reprogramação da mente. Segundo Leila, o processo é lento, mas a tendência natural é que o organismo procure o equilíbrio da mente com o corpo. Portanto, a profissional aconselha deixar a tabela de calorias um pouco de lado para acreditar que você vai realmente emagrecer. Durante as refeições é importante pensar que o alimento que entra no seu corpo será transformado em nutrientes para garantir sua energia, saúde e beleza e que o desnecessário será eliminado.

Mudanças de hábitos

Atividades que estimulam a mente fortalecem as células do cérebro. Praticar a leitura e brincar com jogos que exercitam o raciocínio e a memória também ajudam nesta etapa. Segundo a terapeuta Ieda Cardoso, procurar se engajar em atividades sociais auxiliam na redução dos níveis de estresse, assim como participar de grupos de dança, viajar e fazer trabalhos voluntários. As especialistas também são unânimes em recomendar a prática regular de exercícios para manter o bom fluxo sanguíneo do cérebro e estimular a produção de novas células. Os exercícios ajudam a manter a mente tranquila, livre do estresse e dos pensamentos negativos.

Nutrientes que prejudicam o funcionamento da mente

As gorduras saturadas e trans impedem que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo cérebro. Já a cafeína, quando consumida em excesso, estimula em demasia os nervos, aumentando a irritabilidade. O álcool também é vilão.

A substância prejudica a formação de novas células cerebrais, além de reter líquidos e conter calorias vazias. Fique longe do açúcar. Além de elevar a produção de insulina, ele desencadeia outras reações químicas que agridem células do cérebro, assim como o glúten, que produz morfina e desacelera as atividades cerebrais.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>