Como conseguir cumprir suas resoluções de Ano Novo

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
Ceia de natal e ano novo ESM

Chegou de novo aquele momento em que prometemos ser pessoas melhores – ao menos, de acordo com nossas resoluções de Ano Novo.

Mas vamos encarar a verdade: praticamente todo mundo já fez isso e não cumpriu suas promessas.

Mas há algumas coisas que podem nos ajudar a seguir adiante com as resoluções traçadas para 2017. Essas dicas são da autora de livros de autoajuda Lynda Field, especialista em auxiliar pessoas a atingir metas pessoais e profissionais:

1) Acredite em você

A primeira coisa a fazer para conseguir cumprir metas é cultivar uma atitude positiva, diz a especialista.

Se você diz para si mesmo que não vai conseguir, as chances de realmente fracassar são maiores. Então, acredite em você e na sua capacidade de realizar os objetivos traçados.

2) Seja específico

Lynda acha bem difícil encarar objetivos vagos como ser bem sucedido ou feliz, ou mesmo ficar rico ou magro.

“Você não tem como avaliar objetivamente se está cumprindo a meta. Elas precisam ser mensuráveis e específicas, para saber o que precisa fazer para atingi-las.”

Por isso, ela sugere um plano de ação claro objetivo e dar pequenos passo por vez.

3) Não se odeie

Se neste ano você desejou não ser “tão gordo, feio ou desagradável”, já começou mal.

Lynda afirma que resoluções de Ano Novo que partem de sentimentos ruins por nós mesmos estão fadadas ao fracasso.

“Só conseguimos realizar as coisas se damos apoio e somos carinhosos com nós mesmos. Se nos criticamos demais, é porque, inconscientemente, não acreditamos que vamos conseguir – e não conseguimos mesmo”, diz.

“Acabamos nos rebelando contra nós mesmos e provando que de fato somos o que acreditamos ser – estúpidos.”

4) Transforme o negativo em positivo

Não há por que prometer coisas como: “Vou parar de me interessar pelas pessoas erradas”. Lynda diz que é melhor inverter essa lógica.

“Se você é atraído por pessoas com comportamentos nocivos, diga que prestará mais atenção em quem não é assim. Decida se aproximar de quem é gentil ou generoso, por exemplo.”

5) Dê tempo a si mesmo – mas não demais

A especialista diz ser importante determinar um prazo para atingir a meta “para que não se estenda indefinidamente”. Ao mesmo tempo, “você não precisa cumpri-la em dois dias”.

Então, se você quiser perder 20 kg, por exemplo, Lynda afirma ser melhor ter como objetivo emagrecer 2 kg em janeiro.

“Uma vez que você tenha conseguido realizar esse objetivo de curto prazo, ficará animado para ir além.”

6) Mantenha-se motivado

É neste ponto que muita gente fracassa. É fácil estar determinado a atingir uma meta em janeiro, mas, em julho, essa força de vontade pode já ter desaparecido.

A especialista diz que o truque é estabelecer objetivos razoáveis, para que a tarefa não pareça tão difícil. Ela compara com quando estamos no início de uma longa escadaria.

“Você não olha para cima e pensa de cara: ‘Vou conseguir’. Em vez disso, se concentra em cada degrau e dá um pequeno passo atrás do outro.”

Fonte: G1.globo.com

Postagens Relacionadas