Cinco hábitos que vão manter seu coração forte e saudável

dezembro 11, 2014
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
img_1_27_2678

Órgão responsável por impulsionar o sangue em nosso organismo, o coração funciona como uma bomba cheia de mecanismos que mantêm nosso corpo funcionando.

Quando um desses mecanismos sofre alguma alteração, ocorre o que os especialistas chamam de “comprometimento cardíaco”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 360 mil pessoas morrem por ano só no Brasil de doenças cardiovasculares. Para não fazer parte da estatística, é preciso ter hábitos de vida mais saudáveis.

Dr. Américo Tângari Júnior, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, existem alguns sintomas que se manifestam em quase todos os problemas cardiovasculares. “A falta de ar, dor no torax, fadiga, tontura, pontas dos dedos azuladas e inchaço nos tornozelos podem ser sinais de que o coração não vai bem. Há grupos de pessoas que precisam ficar mais atentos a esses sintomas como os obesos, sedentários, diabéticos e hipertensos”, alerta.

O especialista explica que a maioria das doenças não aparece de repente; elas se desenvolvem ao longo dos anos sem apresentar sintomas. “Existem pacientes que só descobrem o problema quando se submetem à exames rotineiros como o eletrocardiograma ou teste de esforço”.

Prevenção

Mais do que uma alimentação saudável, com baixas porções de açúcar, gordura e sal, é preciso manter a prática de exercícios físicos . “Nesse caso, qualquer atitude que faça o corpo gastar energia é válido, como por exemplo, subir escadas ao invés de usar elevador; ou levantar do sofá para mudar de canal.”, sugere Dr. Américo.

A seguir o especialista listou 5 passos simples que ajudam a manter o coração funcionando a todo vapor:

1° passo: Durma bem. Uma boa noite de sono ajuda a renovar as energias e diminui as chances de doenças cardiovasculares. O recomendado são de 7 a 8 horas por noite;

2° passo: Não fume. As substâncias químicas do cigarro afetam diretamente o coração que a longo prazo pode acarretar problemas mais sérios como o AVC, por exemplo;

3° passo:  Controle o peso. Com o peso ideal as chances de adquirir diabetes, colesterol e pressão alta – vilões do coração – são muito menores.

4° passo: Fuja do estresse. Em meio a rotina agitada, tire um tempo para fazer o que der prazer e bem-estar, como ler um livro ou praticar algum trabalho manual, por exemplo.

5° passo:  Alimente-se de forma saudável. Varie o cardápio de forma que todos os nutrientes sejam inseridos na dieta. Também evite pular refeições.

Fonte: Bonde.com.br

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>