Cardiologista alerta para exageros na alimentação neste final de ano

novembro 20, 2014
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+4Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest2Print this page

Todo o ano é a mesma sequência. Fim de novembro, dezembro e até o Natal, happy hour da turma do trabalho, da escola/faculdade, da corrida e… como não, da família. Haja estômago, fígado e, claro, paciência. Como leitor do Eu Atleta, você sabe o que fazer, certo? Pelas perguntas que recebemos, nem tanto. As mulheres são as mais preocupadas com o corpo e sinais de problemas.

128310786

O fato de comer e beber um pouco a mais do que o habitual vai necessitar mais exercícios? Não tem jeito, tudo é questão do saldo de calorias. Mas o que nos preocupa é que isso não ficará só na estética, poderá aumentar principalmente os níveis de triglicérides e do índice glicêmico. Isso determinará ganho de peso imediato e possíveis problemas de saúde cardiovascular a longo prazo.

A resposta é fácil, aumentar o gasto de calorias com maior volume ou seja tempo de corridas ou outros exercícios, evitando o aumento de intensidade exatamente para não lesionar o seu aparelho locomotor. Essa é uma das nossas sugestões imediatas. Evidente que você é o dono do seu corpo, valendo lembrar que o fim de ano é uma roda viva de encontros festivos que chegam até os primeiros dias de 2015.

Vai correr a São Silvestre?

E a Corrida de São Silvestre? Bem já sabem que o maior inimigo é o calor e suas consequências a desidratação. O treinamento já deve estar em pleno andamento, situação fundamental para aproveitar a mais famosa corrida de rua. A avaliação médica, neste momento, já poderá ser realizada com informações médicas e fisiológicas válidas para uma boa e segura prova.

Procure fazer a consulta especializada, o eletrocardiograma, o teste ergométrico até o limite de exaustão (obrigatório). Por resolução do Conselho Federal de Medicina por ser ato médico, não pode ser feito por um “técnico” ou outro profissional qualquer, o doutor tem que estar no local para analisar o eletrocardiograma contínuo, e clinicamente examinar o coração e pulmões e aferir a pressão arterial sem erros durante toda o teste.

O importante para correr com prazer é observar tudo o que seu corpo avisar, quanto de peso você costuma perder, se reidratando na distância e pelo tempo do seu treino. Se puder, o ideal é completar uma São Silvestre num dos próximos treinos, para ter uma noção do que ocorre com seu organismo, seu comportamento global e etc.

Bons treinos significa boa corrida. Uma dica: o seu tênis da corrida não deve ser novinho, o melhor é estreá-lo e amaciá-lo bem antes. Se for usar fantasia, avalie o custo benefício de usar uma que seja bem ventilada e agradável e que não seja só maravilhosamente criativa, porém desconfortável e desidratante.

Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>