Ballet Fitness: conheça a modalidade do momento que une benefícios da dança e alta queima de calorias

novembro 19, 2014
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
ballet_fitness_foto

Pilates e ioga ganharam uma rival à altura como exercício físico favorito entre as mulheres. O ballet fitness promete aliar benefícios da dança, como postura e alongamento, com alta queima de calorias e definição muscular. A atividade intercala passos clássicos do ballet na barra, como o plié, com exercícios musculares no solo. Marie Claire participou de uma aula da modalidade do momento no studio de dança récem-inaugurado da bailarina Betina Dantas, criadora do método, em São Paulo.

ATIVIDADE INTENSA

A aula dura uma hora, mas nos primeiros dez minutos já é possível sentir o suor escorrer pelo rosto e corpo. Os exercícios básicos são feitos em repetições rápida e outros, como o agachamento, na meia ponta. Logo depois, você faz uma sequência no solo, como abdominais, por exemplo. “É um circuito de barra e chão. Na barra, são feitos os exercícios do ballet clássico tradicional, os mais simples, porque eu sempre achei que o ballet deveria ser acessível para todas as pessoas, mesmo adultas que nunca fizeram”, conta Betina.

Sem pausa para descanso e com uma música animada, os exercícios vão sendo variados e em meio a aula você sente que está trabalhando bastante os músculos. “A parte do fitness não só traz o fortalecimento muscular como deixa o físico muito bonito. Além disso, a aula em circuito traz um resultado muito rápido. Se você cuidar da alimentação, em dois meses já vê uma diferença”,diz.

POSTURA ALINHADA

O ballet exige muita postura e a versão fitness, também. Ao longo da aula, você percebe que precisa manter as costas retas para fazer os exercícios. “É uma atividade que dá definição muscular na medida certa, alonga o corpo, deixa a mulher delicada e com uma  postura bonita.” Além disso, a concentração, coordenação dos movimentos e o equilíbrio são muito exigidos das praticantes.

XÔ, CALORIAS!

Se você está precisando queimar calorias para o verão, uma aula de ballet fitness pode ser uma opção. Betina fez um teste com um aparelho que mede gasto calórico, percentual de gordura gasta, oxidação de gordura, nível de estresse e prazer da aula. Em uma aula de meia hora do nível avançado, foram 740 calorias. “Nessa monitoração, nós comparamos meia hora de estreira com meia hora de ballet fitnes. Deu 740 calorias meia hora da aula de nível avançado e, na esteira, 620 calorias. A diferenção não é tão grande. Mas a oxidação de gordura foi 3 vezes mais no ballet fitness, que também apontou um nível elevado de prazer”, conta.

O DIA SEGUINTE

Para quem não está praticando atividades físicas ou faz exercícios moderados,prepare-se para sentir dores musculares no dia seguinte, pois a atividade trabalha o corpo todo. “A aula tem exercícios básicos, mas com muita repetição, sustentação de perna, isometria (contração muscular sem movimento)”, diz. “E é um circuito em que você trabalha a perna na barra e a barriga e o braço no chão.”

Fonte: Revista Marie Claire

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>