Alongamento é fundamental para prevenir lesões

fevereiro 26, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest2Print this page
blog4

O alongamento é essencial para ter um dia com boa disposição física. Os movimentos coordenados e precisos executados por todo o corpo aquecem e relaxam os músculos, favorecendo o bem-estar físico. Com ações simples e rápidas no dia a dia, é fácil manter um corpo mais ágil e elástico, principalmente quando as fibras musculares são estimuladas com frequência.

Embora pareça simples, o alongamento é fundamental para prevenir lesões nos ossos e nas articulações, dores lombares e problemas nos joelhos e no quadril. Um estudo divulgado há dois meses, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, observou durante seis meses 175 idosos, na faixa etária dos 60 a 75 anos. Eles eram sedentários e estavam acima do peso.

Ao serem estimulados a praticar alongamentos e caminhadas pelo menos três vezes por semana, os voluntários apresentaram aumento da autoestima e da percepção do próprio corpo. O prazer em praticar os exercícios foi ainda maior nos que estavam já habituados a incluir o alongamento em sua rotina. Tanto que, após o término da pesquisa, 75% pessoas continuaram a se alongar, enquanto a metade manteve a caminhada.

E o alongamento nem sempre atinge diretamente a região do corpo trabalhada. Os receptores dos pés, por exemplo, que podem ser ativados por uma bolinha massageadora, conseguem aliviar a tensão ali existente, mas também corrigem outras áreas, como a lombar, o joelho e o quadril. A fisioterapeuta Daniele Gomes (que executa os movimentos ilustrados) explica que, antes de iniciar qualquer exercício, é preciso levantar corretamente da cama.

O jeito mais comum e errado é levantar de frente, como se fosse fazer o movimento de um abdominal, mas força a coluna. A primeira coisa é fazer um aquecimento ao acordar, ainda na cama. A recomendação da fisioterapeuta é que o corpo fique imóvel, de barriga para cima. “Comece abrindo e fechando as mãos. Os pés devem ser estimulados ao mesmo tempo, flexionando-os para cima e para baixo.

Isso ajuda a ativar a circulação, evitando tonturas e vistas embaçadas ao levantar da cama”, explica Daniele. Para levantar, o movimento correto é feito pela lateral, usando os braços como apoio na cama para levantar o corpo. Depois disso, é colocar em prática os exercícios de alongamento para receber o dia sem dores, de preferência, usando um colchonete.

Tensão Emocional

O relaxamento pode ser obtido com um bom alongamento. Tanto que muitas dores cervicais, na região do pescoço e ombros, por exemplo, podem não ter ligação nenhuma como má postura, mas tensão emocional e estresse. Profissionais que trabalham durante o dia sentados ou em pé também precisam amenizar essa sobrecarga, mesmo durante o dia, por meio de pausas nos intervalos do trabalho. Antes de dormir, o alongamento também pode ser feito, já que é uma forma de proporcionar uma noite de sono com mais qualidade.

Fonte : Diario Web

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>