Alimentação adequada é a base dos resultados

maio 20, 2015
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page
materia3

Em tempos de valorização do corpo e da saúde, a alimentação é vista como grande aliada para quem quer emagrecer, engordar, ganhar massa muscular ou, simplesmente, iniciar uma atividade física e ter uma qualidade de vida melhor. Mas todo cuidado é necessário na escolha dos alimentos e suplementos, que podem se tornar grandes parceiros ou grandes vilões dos objetivos da dieta alimentar.

Para a nutricionista Bárbara Spagnol, especialista em nutrição esportiva, as pessoas devem prestar atenção aos itens que são incluídos na dieta, pois o mesmo alimento que funciona muito bem para uma pessoa pode fazer mal para outra. “Sempre digo que não existe o que é bom e o que é ruim, existe pra quem”.
A nutricionista dá algumas dicas que podem ajudar nos resultados da atividade física, mas ressalta a importância da orientação de um profissional para a definição das quantidades dos alimentos e da variação do cardápio, conforme o organismo de cada pessoa.

INICIAR
Para quem quer iniciar a atividade física são necessárias algumas mudanças básicas na alimentação. Segundo Bárbara, a dica é se hidratar bem, com dois litros de água por dia, e manter a alimentação de três em três horas – com frutas, castanhas, cereais e sementes, por exemplo. “Também é importante diminuir o consumo de gordura e evitar frituras, produtos industrializados, temperos em pó ou em tablets (caldos artificiais) e refrigerantes”.

EMAGRECER
Para quem quer emagrecer, a nutricionista recomenda reduzir o consumo calórico e a ingestão de carboidratos – como arroz branco e batata -, principalmente no período da noite. Bárbara lembra que é importante diminuir as calorias, e não cortar a refeição. “A pessoa pode ingerir carboidratos de boa qualidade – como arroz integral ou batata-doce. Além disso, também é importante diminuir a ingestão de glúten (proteína presente em alimentos à base de farinha de trigo e outros)”.
Outra dica da nutricionista é refogar os legumes a vapor e, depois disso, acrescentar um pouco de azeite, evitando assim o uso do óleo. “O óleo acrescenta muitas calorias ao alimento. E também é melhor optar sempre pelos grelhados e não fritar nada.”
Introduzir chás na dieta também pode ajudar. “Alguns chás têm função antioxidante, anti-inflamatória e ajudam na limpeza do organismo”. Ela cita como exemplos o chá verde e os chás de cavalinha, oliveira, hibiscus e centella asiática. Outra opção é o suco verde, que pode ser feito com ingredientes como couve, gengibre e linhaça, alimentos que enriquecem a dieta.
A nutricionista também recomenda que a refeição sempre seja iniciada pelas verduras para dar mais saciedade e que as frutas ingeridas no período da noite sejam menos doces e em porções pequenas.

GANHAR MASSA
Para o ganho de massa muscular, a nutricionista destaca que é preciso cuidado. “Diferente do que todo mundo pensa, nem sempre é só aumentar a ingestão de carboidratos e proteínas”. Bárbara reforça que algumas pessoas podem ter intolerância a alguns alimentos, o que prejudica a absorção pelo intestino, gerando uma “síndrome não absortiva”. “Por exemplo, se uma pessoa tem intolerância a algum componente do iogurte, mais vai irritar (o intestino) e menos vai absorver (de proteínas).”

Dica natural para quem quer ganhar massa é o consumo do abacate. “A pessoa pode fazer uso da gordura do bem – como a encontrada no abacate. Ele aumenta naturalmente o GH (hormônio do crescimento)”. Outra recomendação é aumentar o consumo de peixes e de linhaça. “São alimentos ricos em ômega 3, que é um protetor da massa muscular”, explica.

Segundo Bárbara, também é importante aumentar a ingestão de carboidratos, sempre de boa qualidade – como macarrão integral, mandioca, batata-doce e arroz integral – e manter a alimentação de duas em duas horas, principalmente para quem tem o metabolismo acelerado. “Às vezes, a pessoa come e já usa como fonte de energia”. A nutricionista também indica alimentos ricos em energia antes da atividade física – como o açaí.

RISCOS E CUIDADOS
Tanto para quem quer emagrecer ou para quem quer ganhar massa muscular, a nutricionista alerta para os riscos. Para quem busca emagrecer, os excessos de alimentos – como o chá verde e o suco verde – podem causar uma falha na função da tireoide. Segundo Bárbara, recorrer ao uso de “shakes” para emagrecer pode não ser a melhor opção. “Eles podem causar uma úlcera gástrica e há casos de alergias e coceiras”.

No ganho de massa, é preciso atenção ao uso do BCAA (formulação de aminoácidos que previne a degradação da massa muscular), por exemplo, e de outros suplementos – como Whey Protein (proteína isolada do soro do leite). “Há marcas ruins, que podem conter até mesmo alguma droga e a pessoa ingere sem saber”.

Bárbara também ressalta que o uso prolongado do BCAA ou o uso em excesso de quaisquer substâncias pode ser prejudicial ao organismo. “Há substâncias que podem desencadear um câncer em quem tem predisposição ou causar uma lesão no fígado ou no rim. O ideal é procurar orientação para que a dieta funcione para que não se use a dose errada e para que a pessoa saiba o tempo de parar”.

Para ela, os alimentos devem ser ingeridos da forma mais natural possível. “As pessoas acham que estão sabendo tudo de alimentação e suplementos e, na verdade, elas não sabem nada. É preciso observar que há um risco bem sério e cada caso tem que ser avaliado”, recomenda.

Fonte: Jornal de Limeira

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>