A influência do ambiente de convívio na qualidade de vida das pessoas

outubro 26, 2017
admin
CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someoneShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Print this page

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Tufts, nos Estados Unidos sugere que o ambiente de convívio é capaz de influenciar diretamente no estilo de vida das pessoas. Os dados da pesquisa foram apresentados pelo vice-presidente de Política de Nutrição Global da , Dr. Andrew Shao, Ph.D. em Bioquímica Nutricional e Mestre em Ciência da Nutrição Humana.

A pesquisa analisou o estilo de vida e parâmetros bioquímicos de 200 moradores de Boston, nos Estados Unidos. Esses dados foram analisados em dois grupos separados, sendo que um deles era composto por frequentadores de Espaços Vida Saudável. E outro grupo controle com membros da comunidade que tinham os mesmos perfis de idade, relação de peso e altura, gênero, raça/etnia, região e nível de escolaridade e que desejavam perder peso. Operados exclusivamente por Consultores Independentes, os EVSs são locais que oferecem a cada participante a oportunidade de socialização, troca de informações sobre o estilo de vida saudável e ativo, bem como o contato com os produtos Herbalife.

A ideia foi avaliar o impacto dos Espaços Vida Saudável Herbalife na vida dos indivíduos da comunidade, usando dados objetivos e subjetivos que analisam a saúde.

 Os resultados mostraram que, comparado ao grupo controle, as pessoas que frequentam os EVSs relataram que passaram a ter um estilo de vida mais saudável, tinham melhorado a qualidade do sono e apresentado diminuição da compulsão alimentar. “O estudo também demonstrou que os frequentadores dos Espaços Vida Saudável Herbalife possuem melhores biomarcadores relacionados à saúde, como baixos níveis de insulina e de HbA1c, marcador que verifica o nível de açúcar no sangue. Além de maiores níveis de vitamina D e Ee menor prevalência da síndrome metabólica, condição que aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco”, fala Dr. Shao. Além disso, os frequentadores dos EVSs afirmaram ter mais disposição e vitalidade no dia a dia.

Os resultados desse estudo são consistentes com um conjunto de literaturas que indica que o apoio social em ambientes comunitários desempenha um papel importante no suporte de um estilo de vida saudável.

Dr. Andrew Shao ainda fez um alerta para os números de obesidade no Brasil que continuam aumentando. Para se ter ideia, em 2012, 53,4% dos homens estavam com excesso de peso contra 44,9% das mulheres. Atualmente, esses números subiram para 57,7% e 50,5% respectivamente. “Apesar dos países investirem cada vez mais em políticas voltadas para melhorar a alimentação e o estilo de vida, a mudança não está acontecendo. Isso porque a pessoa não precisa apenas de informação, mas também de motivação e apoio emocional para mudar seu estilo de vida”, conclui.

Fonte: Herbalife